51 3284-1800

SindisprevRS OF

Saúde: Trabalhadores da Fugast deflagram greve por tempo indeterminado

COMPARTILHE:

A inoperância dos governos estadual e municipal para evitar a demissão dos terceirizados da Saúde ligados à Fundação de Gastroenterologia fez com que os trabalhadores deflagrassem, nesta quarta-feira (23) à tarde, greve por tempo indeterminado. A grande maioria dos presentes na Assembléia Geral, na sede do Sindisprev-RS, definiu como necessária tal deliberação por conta da indiferença com que os governos tratam quase 500 técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, que, há 15 anos, dedicam suas vidas à saúde pública da população de Porto Alegre e outras regiões do Estado.

O comando de greve instalado vai deliberar sobre as mobilizações diárias, como piquetes, protestos em frente ao Palácio Piratini e diálogo com a Assembléia Legislativa – onde tramita uma PEC para absorver os celetistas à Secretaria Estadual da Saúde. Conforme o relato de inúmeros trabalhadores, o aviso prévio para o desligamento em diversos locais – Hospital Psiquiátrico São Pedro, Sanatório Partenon e Colônia Itapuã – já causa pavor entre os funcionários da Fugast. No entanto, a decisão do STF sobre a devolução dos trabalhadores é clara ao citar que o último dia de trabalho será 08 de março. A partir desta noite, o atendimento em hospitais como o Presidente Vargas, onde o turno da noite é composto, basicamente, por funcionários da Fugast, terá prejuízos. “O Estado vai ter que arcar com a reclamação de pacientes e a precariedade no atendimento. Nós só queremos trabalhar, e, para isso, precisamos ser integrados aos quadros da Saúde, evitando a demissão em massa”, disse Dinara Del Rio, diretora do Sindisprev-RS
 
“O aviso prévio antecipado é assédio moral. Enquanto não esgotarmos, com o Estado, as possibilidades para integrar os trabalhadores aos quadros da Secretaria da Saúde, orientamos a categoria a não assinar nenhum documento nos seus locais de trabalho. Enquanto o governador Tarso Genro se reuniu com o Cônsul da Itália, nesta tarde, nós esperamos uma audiência com ele desde outubro, quando foi eleito”, disse Joel Soares, diretor do Sindisprev-RS.
 
CONTATOS: JOEL SOARES 99575722 ou DINARA DEL RIO 99335075
follow:

CONTEÚDOS