51 3284-1800

SindisprevRS OF

Negros são os mais atingidos pela Reforma Previdenciária, diz pesquisa

COMPARTILHE:

Um estudo lançado recentemente pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas de Relações Raciais (Laeser) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que a Reforma Previdenciária no Brasil prejudicou profundamente a população negra. O assunto foi pauta do debate estabelecido no XIII Congresso do Sindisprev-RS, em 2010 (foto).

Conforme dados retirados da Agência Brasil, o fator previdenciário não leva em consideração as circunstâncias em que vivem os negros. A pesquisa mostra que negros e pardos com 80 anos ou mais representam 38,7%, enquanto os brancos aparecem com 60,8%.
 
“O estudo é bem contundente e técnico, e mostra que a população negra tem menos oportunidades de trabalho. Pegando como base a informalidade no país, é fácil analisar que o número de negros nessa situação é maior, fazendo com que essa população, discriminada ao longo da nossa história, contribui menos tempo que os brancos para a Previdência Social”, disse Silvia Vieira, diretora da secretaria de Gênero e Combate à Discriminação Racial.
follow:

CONTEÚDOS