51 3284-1800

SindisprevRS OF

Trabalhadores da Saúde têm a primeira vitória na AL

COMPARTILHE:

A Comissão dos Trabalhadores da Fugast conseguiu, nesta terça-feira (26), a primeira vitória na Assembléia Legislativa (AL). Por sete votos a dois, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o relatório do deputado Jorge Pozzobom (PSDB) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 211/2011 que vincula 479 trabalhadores da Fundação Universitária de Gastroenterologia (Fugast) aos quadros da saúde estadual em cargos em extinção.

Agora, os parlamentares solidários à causa dos profissionais e à população que depende do SUS recorrem ao artigo 63, que autoriza a abreviação da tramitação da PEC. O objetivo é colocá-la para votação em plenário ainda na próxima semana. Para isso, na terça-feira (03), os líderes das bancadas têm de aprovar, por unanimidade, o envio da PEC para a pauta de votações do dia.
 
Os trabalhadores da Fugast foram obrigados, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar os órgãos públicos em que atuavam no dia 8 de março. O contrato da fundação com o Estado era questionado pelo Ministério Público desde a década de 1990. O Hospital Presidente Vargas e o Instituto Psiquiátrico São Pedro foram algumas das instituições que mais foram atingidas com as demissões por conta da falta histórica de servidores. Tanto o governo estadual quanto o municipal viraram as costas para os trabalhadores que atuaram por mais de duas décadas em prol da saúde pública de qualidade.
follow:

CONTEÚDOS