51 3284-1800

SindisprevRS OF

FUGAST: Defesa da Saúde Pública e Pagamento das Rescisões Contratuais aos Trabalhadores Demitidos

COMPARTILHE:

Nesse 25 de outubro, dia Nacional em Defesa da Saúde Pública, vários trabalhadores se mobilizaram para denunciar as péssimas condições de trabalho, falta de contratação de profissionais, falta de materiais de primeira necessidade como papel toalha, higiênico, sabão para higienização ao término dos atendimentos à população, superlotação dos Pronto de Atendimentos e Hospitais da rede pública e conveniados. Os trabalhadores da Saúde de Porto Alegre realizaram um acampamento, panelaço e apitaço em frente ao Palácio Piratini, exigindo o Pagamento das Rescisões Contratuais aos Trabalhadores Demitidos da FUGAST há oito meses, bem como pelas demais demandas como Melhoria nas Condições de Trabalho e Atendimento à População. Buscaram ainda dentro da Assembleia Legislativa realizar contatos com os parlamentares, bem como falar com a representação do governo do Estado.

Nas mais de duas horas de atividade foi possível falar com várias lideranças de partidos políticos, com pessoas da Secretaria Estadual de Saúde, e por parte dos trabalhadores realizar apelo para que de fato se iniciem o pagamento das Rescisões Contratuais, tendo em vista que vários trabalhadores ainda não se colocaram no Mercado de Trabalho, e começam a passar necessidades dentro de suas casas, bem como para o deslocamento na tentativa de garantir o sustento diário. Ao final das atividades, em contato realizado com representante da Casa Civil do Palácio Piratini, foi garantido de que seríamos recebidos por representantes do governo.
 
A Comissão dos Trabalhadores Demitidos da FUGAST e o SINDISPREV, no inicio da tarde do dia 25 de outubro, foram recebidos pela Dra. Tisiane Siqueira, Subchefe Jurídica e Legislativa da Casa Civil, e Ariane Leitão da Casa Civil, nossa conversa versou sobre as preocupações que os trabalhadores vem expressando, de que o tempo está passando, chegamos ao final do ano e ainda não temos uma agenda de pagamento das Rescisões Contratuais, que existem diversas informações e que gostaríamos de poder passar para os colegas quais as iniciativas que estão sendo adotadas pelo governo.
 
De parte do governo, a Sra. Tisiane disse que o Estado sinaliza com a possibilidade de ainda em novembro iniciar estes pagamentos, sendo que por parte da Secretaria da Fazenda estão sendo agilizados os procedimentos para que isto se concretize.
 
Em breve estaremos realizando:
Assembleia Geral, a ser realizada no dia 03 de novembro, na Sede do SINDISPREV
Local: Travessa Francisco Leonardo Truda nº 40 – 12º andar , horário
10 horas da manhã.
Pauta: Informe das atividades da Comissão de Mobilização dos Trabalhadores Demitidos da FUGAST e próximos encaminhamentos.

Imagens

follow:

CONTEÚDOS