51 3284-1800

SindisprevRS OF
ASCOM

ASCOM

Assessoria de Comunicação do SINDPREVRS

Abolição é tema de debate no Sindisprev-RS

COMPARTILHE:

A abolição da escravatura, cuja data é comemorada no dia 13 de maio, foi tema de debate no Sindisprev-RS, nesta segunda-feira. O evento promovido pela Secretaria de Gênero e Combate à Discriminação Racial propôs um espaço de reflexão sobre o processo de exclusão do qual o negro ainda é vítima no Brasil.

Com resgate histórico, o diretor Jaime Ferreira fez um apanhado da chegada da família Real portuguesa ao Brasil e o tráfico de escravos negros. Lembrou que o dia 13 de maio de 1888 tem apenas caráter simbólico, pois, na época, apenas 5% dos negros ainda eram submetidos à escravidão. “Os negros se organizavam e, de forma coletiva ou individual, acionavam o judiciário para conseguir a alforria. Muitos pagavam pela liberdade”, disse.

Para a diretora Silvia Vieira, a criminalização contra o negro nos dias de hoje ainda é um resquício contundente da segregação racial e social promovida pelas elites do país. “Realidades como o subemprego, não acesso à educação e saúde confirmam o esforço de uma elite escravagista para que os negros não ocupem espaços mais dignos na sociedade”, analisa. No link, leia o artigo escrito por Frei Davi asobre a Abolição e a Lei Áurea.

http://antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=312

Imagens

follow:

CONTEÚDOS