51 3284-1800

SindisprevRS OF

NOTA PÚBLICA DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS EM DEFESA DO SERVIÇO SOCIAL NO INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL – INSS

COMPARTILHE:

Os professores do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul manifestam por meio dessa nota pública a defesa da manutenção do Serviço Social na estrutura administrativa do INSS. Desta forma, concebem qualquer tentativa de extinguir o Serviço Social, como um meio de distanciar a politica de previdência social dos seus reais fins.

O Serviço Social, junto com os demais serviços previdenciários constitui-se num dos principais pilares de efetivação dos direitos previdenciários e seu reconhecimento legal e institucional decorre de mais de 73 anos de trabalho legitimado e reconhecido socialmente. Destaca-se a contribuição da categoria dos Assistentes Sociais da Previdência social e seu papel no contexto societário histórico e atual.

Nós professores, agentes da formação profissional e da produção do conhecimento, temos construído importantes parcerias com os Assistentes Sociais do INSS dado o papel exercido por esses profissionais no âmbito da seguridade social e desta forma resultando na ampliação do processo formativo de novos profissionais e no acesso aos direitos da população. As dimensões do trabalho profissional evidenciam a natureza e amplitude que esse trabalho
alcança para a sociabilidade humana.

Entende-se que a atitude do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ao propor no novo regimento interno para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a retirada do Serviço Social afronta a proteção social no Brasil e, consequentemente retrocede mais de 70 anos na história da politica de previdência social brasileira.

Professores do Departamento de Serviço Social da
UFRGS
Setembro de 2017

follow:

CONTEÚDOS