51 3284-1800

SindisprevRS OF

NOTA DE PESAR PELA MORTE DE MARIELLE FRANCO E ANDERSON PEDRO GOMES

COMPARTILHE:


O Sindisprev RS manifesta seu profundo pesar e absoluta solidariedade aos familiares e companheiros de luta de Marielle Franco, vereadora do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na cidade do Rio de Janeiro, executada na noite da última quarta-feira (14), bem como aos familiares de Anderson Pedro Gomes – motorista que conduzia o carro em que estava Marielle –, também morto no ataque. Foram treze tiros disparados contra o carro em que estavam, às 21h30, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Desses, quatro acertaram a cabeça de Marielle. Outros três atingiram Anderson.

Treza tiros ceifaram a vida de uma mulher negra, de origem periférica, que lutava contra e denunciava a violência policial nas comunidades do Rio de Janeiro. Marielle foi eleita vereadora, em 2016, com mais de 40 mil votos (5ª mais votada) e coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ao longo de seu mandato, posicionou-se em defesa dos direitos humanos e na luta pelos direitos do povo negro. Marielle também estava a frente da comissão criada na câmara para fiscalizar a intervenção federal na cidade. E, no último sábado, havia feito denúncia pública sobre ação truculenta da polícia militar na comunidade de Acari, zona norte do Rio.

Condenamos veementemente essa trágica execução e exigimos rápida e detalhada apuração dos fatos, e exemplar condenação dos culpados. Ao mesmo tempo, repudiamos a intervenção federal na segurança pública Estado do Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é aprofundar a repressão contra a reação popular (organizada ou nao) que decorre da retirada de direitos, do empobrecimento da população e da precarização cada dia maior do trabalho.

Mais do que nunca, todas aquelas e aqueles comprometidos com a luta pela vida digna e pelos direitos da população precisam cerrar os punhos e fortalecer as mobilizações. Não podemos aceitar que vidas de jovens, negras e negros, militantes políticos e trabalhadoras/es continuem tendo a execução e a perseguição como destino final.

Pelo imediato esclarecimento desse crime brutal!

Marielle Franco, presente!
Anderson Pedro Gomes, presente!

follow:

CONTEÚDOS