51 3284-1800

SindisprevRS OF

Hoje é o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, mas não há nada o que comemorar

COMPARTILHE:

 

Cerca de 1000 trabalhadores serão demitidos após decisão do STF.

 


 

 

Hoje é dia do o Agente Comunitário de Saúde (ACS), um dos profissionais que integram a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com foco nas atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. 

Homenagem garantida em lei, os profissionais de Porto Alegre que realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade, receberam de presente suas demissões.

Cerca de 700 agentes de Saúde Comunitária e 90 Agentes de Combate a Endemias estão em aviso prévio, após decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou funcionamento do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), que gere parte da saúde pública da Capital, inconstitucional.

Este é um ato que prejudica ao menos 500 mil usuários do SUS e afeta 67 postos de atendimento e que, abonado pela justiça, institucionaliza o desmonte da saúde pública em nosso país. Pelo menos 1800 trabalhadores da saúde serão demitidos ao final do prazo de 60 dias.

O SindisprevRS apoia os trabalhadores do IMESF e entende que essa arbitrariedade deve ser reconsiderada pelo judiciário. Além disso, o governo deve tomar providências imediatas para que a população não fique sem atendimento.  

follow:

CONTEÚDOS