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SINDISPREVRS ACOMPANHA AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA GERÊNCIA DE PORTO ALEGRE

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          No contexto do INSS Digital da atualidade, o Serviço Social da Previdência tem exercido uma ação de suma importância junto à população brasileira, informando-a acerca dos seus direitos previdenciários, diante de uma realidade excludente em que a maioria não possui acesso às tecnologias digitais.

            No bojo deste desmonte da política de Previdência, o Serviço Social da Gerência de Porto Alegre teve seu gerenciamento técnico desestruturado e seu atendimento centralizado em apenas uma agência da capital, no bairro Partenon.

            Reforça-se que, ao longo dos seus 75 anos de história na instituição, o Serviço Social construiu um acervo de material específico de seu trabalho, dentre estes, documentos que resguardam a história de muitos cidadãos brasileiros e que, pelo Código de Ética e legislação da profissão, tem caráter sigiloso.

            Em meio a ação que desmantelou o gerenciamento técnico do Serviço Social na Gerência de Porto Alegre, o serviço teve sua sala ocupada por outros setores da autarquia. Diante desse cenário, houve a tentativa de negociação da equipe de Serviço Social junto à gerência, no intuito de proteger e resguardar o material que lá se encontrava.

            No entanto, na data combinada para a organização e remoção segura do material para agência Partenon, as colegas responsáveis por sua transferência se depararam com parte do material violado, avariado e negligenciado em caixas espalhadas pelo chão, sendo que grande parte do material não se encontrava na sala do Serviço Social, tendo sido localizado posteriormente jogado no chão do subsolo da agência Partenon, sem conhecimento da equipe do Serviço Social e sua devida catalogação.

            Diante dos fatos, a equipe de Serviço Social da Gerência de Porto Alegre, no uso de suas atribuições, pelo zelo ao seu Código de Ética e em respeito à história do Serviço e aos inúmeros cidadãos que passaram por seu atendimento, acionou o CRESS/RS, através de sua diretoria e da comissão de fiscalização. No dia 13 de setembro de 2019, as agentes fiscais compareceram para uma ação de fiscalização na gerência de Porto Alegre, acompanhadas por um representante do SindisprevRS, onde se depararam, inicialmente, com a resistência da Gerência em permitir tal ação. Após conseguirem acessar o prédio, as agentes repassaram uma série de orientações quanto ao resguardo do material técnico aos gestores envolvidos e à equipe de Serviço Social.

            Diante do ocorrido, vimos a público esclarecer os fatos, tendo em vista a matéria distorcida, publicada na página da Gerência Executiva de Porto Alegre, que retrata a ação como sendo uma visita do CRESS/RS de mera orientação aos profissionais. Da mesma forma, denunciamos como vem ocorrendo a desestruturação da política de Previdência e de seus serviços, em ações cotidianas, que não chegam ao conhecimento da população. São ações que afetam o conjunto dos trabalhadores da população, sejam estes servidores da instituição, sejam os trabalhadores que dependem do Regime Geral de Previdência Pública brasileira para sua sobrevivência.

            Por fim, reitera-se o dever de transparência nas ações da gestão da instituição e o respeito e valorização de todos seus servidores e serviços, e da história construída até os dias de hoje junto à população brasileira.

 

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