51 3284-1800

SindisprevRS OF

Fevereiro Roxo e Laranja

COMPARTILHE:

 

O mês de fevereiro se pinta de roxo e laranja através das campanhas de combate e prevenção a quatro doenças. Saiba mais sobre Alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia.

 

Fevereiro Roxo

 “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto” é o lema da campanha de conscientização sobre Alzheimer, lúpus e fibromialgia. O objetivo do Fevereiro Roxo é informar sobre sintomas e tratamento para facilitar o diagnóstico o quanto antes, e garantir qualidade de vida para os portadores.  

 

Alzheimer

A doença provoca perda da capacidade cognitiva, da memória e demência. O SUS oferece acompanhamento, tratamento e medicação para portadores. Diante de suspeita ou anormalidades relacionadas ao esquecimento, deve-se procurar uma unidade básica de saúde (UBS). Para prevenir o Alzheimer, é indicado hábitos de vida saudáveis durante toda vida, como a prática de atividades físicas regulares, evitar o tabagismo e praticar ações que estimulem a memória.

 

Lúpus

É uma doença inflamatória autoimune que afeta diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro. O principal sintoma é o aumento da sensibilidade ao sol, que pode gerar vermelhidão, manchas e placas vermelhas na pele. Sem tratamento, a doença pode levar à morte. Havendo suspeita, deve-se procurar uma Unidade básica de saúde, que poderá encaminhar o paciente a um reumatologista ou para internação.

 

Fibromialgia

Esta doença reumatológica causa dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de fadiga, alteração de sono, memória e humor. Sem tratamento, pode gerar sérias limitações funcionais. Com tratamento adequado, através de medicação e terapias como fisioterapia e acupuntura e a prática de atividades físicas, é possível uma maior qualidade de vida. Em caso de suspeita, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

 

Fevereiro Laranja

 

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que gera a multiplicação descontrolada das células do sangue, rompendo o equilíbrio no organismo. Conscientizar sobre a doença facilita o diagnóstico precoce e o tratamento, por isso a Lei 17.207, de 2019, cria a campanha do Fevereiro Laranja.

Existem 12 tipos de leucemia e os sintomas variam. Alguns sinais são sangramento, desmaios, vômitos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso. A causa exata da doença é desconhecia, mas há fatores de risco, como exposição a determinados produtos químicos, histórico da doença na família, distúrbios genéticos e tratamento anterior de câncer. É recomendada a realização de exames periódicos, além de evitar o tabagismo, que é um fator externo de risco para diversos tipos de câncer. O transplante de medula óssea é uma forma de tratamento da leucemia e é indicado em casos de alto risco.

 

Fontes: Secretaria de Saúde do Distrito Federal / Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

 

Imagens

follow:

CONTEÚDOS