51 3284-1800

SindisprevRS OF

Nota de repúdio dos Agentes Comunitários e de Endemias do Rio Grande do Sul

COMPARTILHE:

Leia na íntegra a nota de repúdio da AACERGS, Associação dos Agentes Comunitários de saúde e combate a endemias do Rio Grande do Sul, publicada no dia 13 de maio de 2020.


 

"A AACERGS (Associação dos Agentes Comunitários de saúde e de combate as endemias do Rio Grande do Sul) vem através desta nota repudiar a postura dos veículos de comunicação nacional pela falta de respeito e reconhecimento com o trabalho de nossa classe no combate ao Covid 19.

As redes nacionais de comunicação não incluem os profissionais agentes comunitários de saúde e de combate as endemias quando falam em linha de frente ao enfrentamento do covid19.

Somos nós que seguimos em contato com os usuários, ajudamos nos monitoramentos e continuamos sendo a porta de entrada das unidades de saúde de todo o país.
Nos entristece ver o programa Fantástico falando em rede nacional que o Brasil já perdeu mais de 160 profissionais de saúde " entre médicos e equipes de enfermagem e auxiliares de enfermagem" sem citar nossos colegas Agentes que são pelo menos 10% desse numero??
Nossa classe tambem tem deixado famílias órfãs, e para os veículos de comunicação é como se nossa profissão não existisse.

Deixamos aqui nossa indignação com tamanho desprezo a tantos profissionais que estão enfrentando a pandemia.

Temos como distribuição obrigatória pelo Ministério da Saúde somente mascaras cirúrgicas, quando não nos mandam utilizar a de tecido, que não é a recomendada aos profissionais de saúde.
Estamos dependendo do bom senso de gestores em ofertar outros itens que já deveriam ser obrigatórios.

Isso sem falar na grande parcela dos municipios os gestores não valorizam os profissionais e os submetem a assédios morais.
Alguns municipios não pagam a insalubridade a estes profissionais, descumprindo assim o que nos é garantido em lei federal.

Respeitem e valorizem quem está de porta em porta enfrentando não somente o Covid 19, mas também monitorando hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças e auxiliando vítimas de abuso sexual e doméstico.

Agente comunitário de saúde e de combate as Endemias também é profissional de saúde!!"

follow:

CONTEÚDOS