30 horas a partir de 1º de março de 2012

O restabelecimento do turno ininterrupto do INSS – e o retorno da jornada de 30 horas para os servidores lotados nas APS -, foi confirmado em reunião, nesta quinta-feira (10), no Ministério da Previdência, em Brasília. O Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves, o Presidente do INSS Mauro Hauschild e o Secretário Executivo Carlos Gabas garantiram o retorno das 30 horas a partir de 1º de março de 2012.

Conforme o presidente do INSS esse prazo seria necessário para adequar os procedimentos nas agências, empossar os novos concursados, reformular os agendamentos e ultrapassar o período de férias. A FENASPS ponderou a necessidade de encurtar o prazo para o início do turno ininterrupto, bem como o início das negociações para restruturação da carreira do Seguro Social. Além disso, a FENASPS reivindicou a implementação de ferramentas de valorização dos servidores, o Adicional de Qualificação, a incorporação da GDASS e a equiparação com as carreiras do Grupo de Gestão. Todos estes temas serão encaminhados, no entanto a data de início do turno ininterrupto e, portanto, as 30 horas, será em março de 2012.

Os trabalhadores obtiveram uma vitória que precisa ser consolidada, uma vez que a administração pode promover distorções na implementação do turno ininterrupto, excluindo alguns locais entre outros problemas. Pois, primeiramente, todos os locais e trabalho que atendem público com mais de três servidores serão contemplados pelos turnos ininterruptos – e os servidores que optaram pelas 30 horas deverão reverter esta opção para 40.  É preciso manter nossa organização e mobilização para que todas as APS sejam contempladas – assim como novos concursos públicos para as agências que carecem de servidores. Somente a força da nossa união será a nossa vitória!