51 3284-1800

SindisprevRS OF

José Pimentel será o novo ministro da Previdência

COMPARTILHE:

Petista entra no lugar de Luiz Marinho, que deixou o cargo para disputar a prefeitura de São Bernardo

BRASÍLIA – O Palácio do Planalto confirmou na noite de ontem, 5/06, que o deputado José Pimentel (PT-CE) deve assumir na próxima semana o Ministério da Previdência. Ele substitui Luiz Marinho, que pediu exoneração do cargo para disputar a prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Pimentel, 54 anos, está em seu quarto mandato consecutivo e ganhou destaque durante os debates sobre a reforma da Previdência na Câmara. De acordo com a assessoria de imprensa do Planalto, Lula conversou com Pimentel e impôs uma condição para que o deputado possa assumir o Ministério da Previdência: que fique no cargo até o final do mandato, o que significa que ele não deverá sair do governo para disputar as próximas eleições proporcionais. Pimentel, concordou com uma das premissas de Lula para assumir o Ministério da Previdência Social: não será candidato à reeleição em 2010. O próprio deputado já confidenciara que não desejava mais concorrer à Câmara. Ele está em seu quarto mandato, e seu sonho é ser conduzido a uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).
Bancário e advogado, Pimentel foi relator do orçamento deste ano e também da Comissão Especial de Reforma da Previdência Social, no primeiro mandato de Lula. Em 2005, depois do escândalo do mensalão, assumiu interinamente a função de tesoureiro do PT no lugar de Delúbio Soares. Mas, quando houve a eleição para uma nova executiva do partido, ele não quis continuar no cargo. Atualmente, é vice-presidente do PT do Ceará.

Ao deixar o ministério, Luiz Marinho declarou que chegou a indicar seu secretário executivo, Carlos Gabas, para ocupar sua vaga. Porém, o nome de Pimentel tinha o apoio da ban
cada petista no Congresso.

MAIS NOTÍCIAS

Porque a proposta de acordo do governo deve ser rejeitada

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS