RELATÓRIO DA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO INSS DR. MAURO LUCIANO HAUSCHILD.

Presentes
INSS – Dr. MAURO LUCIANO HAUSCHILD, Presidente,  Sr. Marcelo Alves,  Coordenador Geral de Recursos Logisticos, Sr. Eduardo de Moura Mennuzzi, Sub Procurador.
FENASPS /SINDISPREV-RS – Ana Lago e Jorge R.Moreira
Estivemos em audiência hoje pela manhã, 23/08 com o Presidente do INSS para tratar de assuntos referentes às APS que estão com problemas estruturais.

São Borja – Novamente questionamos ao Presidente sobre as condições precárias a que estão submetidos os trabalhadores e usuários desta APS, inclusive correndo risco de vida. O Dr. Mauro solicitou ao Sr. Marcelo Alves, Coordenador Geral de Recursos Logisticos que designasse em caráter de urgência um engenheiro para ir a São Borja resolver o problema, uma vez que já existe verba disponível para locação ou construção de um prédio próprio.

Osório / Santo Antonio da Patrulha – Conforme já informado no GT de Condições de Trabalho reafirmamos as precárias condições das APS e solicitamos urgência na resolução dos problemas.O Presidente repassou para o Coordenador Geral de Recursos Logísticos a situação e solicitou  providencias. Disse não saber dos problemas.

Rio Grande – Informamos sobre a antiguidade do prédio que é dos anos 60 e que com o incremento do pólo naval e petrolífero a cidade já recebeu mais de 40.000 trabalhadores e dobrará a sua população nos próximos 2 anos. Expusemos ainda que já hoje a cidade comportaria uma nova APS, o Presidente disse que tinha conhecimento desta nova realidade populacional, acatou a demanda e se comprometeu pessoalmente com a resolução deste assunto que seria a construção de uma nova APS.
Reafirmou  que  o Planejamento já autorizou concurso  para 2.000 técnicos do seguro e para 500 médicos peritos e que o INSS tentará fazer ainda este ano.

Em relação as (os) Assistentes Sociais do último concurso, o Presidente informou que deverão ser chamadas (os)  200  em três etapas a partir de Março, Agosto e Novembro de 2012,  precedido de processo  de remoção interna. Informou também que o último concurso foi prorrogado até Maio de 2013. Além disso pretende buscar autorização junto ao MPOG para novo concurso no final de 2012.
Em relação ao novo modelo de perícia médica reafirmou que o novo modelo será implementado via atestados médicos  do SUS com certificado eletrônico indo direto para o sistema.