SEMINÁRIO DO SINDISPREV-RS – 30 DE JULHO

O seminário dedicado a servidores e acadêmicos tem como tema central o patrimônio de qualquer nação: Serviço Público. Falar ou pensar em Serviço Público é referir-se ao povo, a trabalhadores e trabalhadoras. É ter em mãos direitos e deveres que cheguem próximo de uma consciência coletiva de sociedade igualitária – social, econômica e politicamente.

Segundo relatório do Tesouro Nacional, em abril, a dívida pública do país passou de R$ 1,7 trilhão. Os juros pagos com os débitos vão para banqueiros e investidores internacionais. Em contrapartida, o Estado brasileiro é omisso em todas as áreas sociais, cujos recursos saem da pilha de impostos pagos pela população. Sem sombra de dúvida que os governos se utilizam de cifras fantasiosas para justificar miseráveis salários mínimos e aposentadorias.

O Brasil tem um déficit de cinco milhões de moradias. Contraditoriamente, o número de imóveis públicos estaduais, municipais e federais abandonados, somado a casos de particulares, passa da quantidade de famílias que não têm casa própria ou dormem na rua. Na Previdência Social – bancada com recursos públicos, principalmente da classe trabalhadora – é que os assistentes sociais desempenham um papel valiosíssimo para a geração de hoje e para as futuras.

A atividade no Sindisprev-RS, dia 30 de julho, vai ampliar, também, o debate sobre o sucateamento dos locais de trabalho em vários setores do serviço público, em todas as esferas. A organização e a mobilização dos trabalhadores nunca serão dispensáveis. Pelo contrário, a união do povo na Europa e em outros continentes é a prova de que devemos combater a nova ordem do neoliberalismo. Esta prevê práticas antigas de privatização do público, de desvalorização dos servidores, arrocho salarial e desrespeito a grande maioria da população. Esta é a realidade da maioria dos governos, inclusive aqui no Brasil, onde acompanhamos os novos processos de privatizações, terceirizações e descaminho do bem público por agentes políticos que aumentam seus patrimônios e os da iniciativa privada.

SEMINÁRIO DO SINDISPREV-RS – 30 DE JULHO
LOCAL: SINDISPREV-RS

Programação:
9 horas – ABERTURA
9h15 – "Divida Publica Brasileira” – (Economista Rodrigo Ávila – Movimento Auditoria Cidadã da Dívida);
11 horas –  “Precarização no Serviço Público” (Sara Granemann – Professora docente de Serviço Social -UFRJ– Pesquisadora das área de Financeirização, Trabalho e Previdência Social);
12h30 – ALMOÇO
14h30 –  “Projeto Ético Político do Serviço Social” (Sonia Lúcio – Professora adjunto da Universidade federal fluminense, doutora em pesquisa e planejamento urbano pelo IPPUR/ UFRJ);
16h30 horas –  “Organização Sindical” (Marina Barbosa Pinto, presidente ANDES – Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior);
18h30 min.  – Encerramento

Público alvo: servidores públicos municipais, estaduais, federais e acadêmicos de Serviço Social.

Anexos

264_folder_seminario.pdf