51 3284-1800

SindisprevRS OF

SindisprevRS visita agências do INSS vinculadas à GEX Ijuí

COMPARTILHE:

Entre os dias 22 e 30 de abril de 2025, o SindisprevRS realizou mais uma rodada de visitas aos locais de trabalho. O objetivo foi inspecionar todas as Agências da Previdência Social (APS) da Gerência Executiva (GEX) de Ijuí para verificar a situação geral das unidades, a adaptação e os problemas dos colegas com o Programa de Gestão por Resultados (PGD), além de outras reclamações.

Condições Gerais dos Prédios

De modo geral, os servidores descreveram as condições dos edifícios como boas, sem problemas nos contratos de manutenção predial ou dos aparelhos de ar-condicionado. As verificações constataram que as condições são, em geral, adequadas, com alguns pontos de umidade e problemas de pintura e conservação que, a princípio, não afetam a saúde dos trabalhadores.

Infraestrutura e Recursos Humanos

Todos os prédios são muito grandes, mas contam com um número reduzido de servidores. Embora o porte das edificações seja um tanto anacrônico, considerando que o avanço da tecnologia substituiu parcialmente a mão de obra, é urgente a necessidade de contratação de novos servidores e investimento em infraestrutura para o devido exercício funcional.

Atendimento e Carga de Trabalho

Diversas APS operam com apenas um ou dois servidores presencialmente, o que prejudica o atendimento à população. Além disso, algumas agências são fechadas temporariamente em caso de licenças ou férias de colegas. A força de trabalho insuficiente também contribui para o aumento da fila de processos. A relação entre o tamanho das agências e a quantidade de servidores reflete o descaso e o desmonte que o INSS vem sofrendo nos últimos anos.

 

Equipamentos de Informática e Rede

A situação dos equipamentos de informática e de rede é muito precária, semelhante à de outras regiões já visitadas no estado. Muitos computadores têm mais de 10 anos de uso, apresentando lentidão nos sistemas, travamentos constantes e sistemas operacionais obsoletos. A velocidade da rede e o funcionamento dos sistemas também são deficientes, fazendo com que muitas tarefas demorem mais para serem executadas. As constantes interrupções dos sistemas causam transtornos para o cumprimento das metas e são fontes significativas de ansiedade e angústia para os trabalhadores.

Preocupações com o PGD

A implementação do PGD tem preocupado bastante os servidores da região. Muitos demonstraram angústia com as possíveis punições previstas no regulamento, o que gera ansiedade e desaprovação do programa. Devido ao aumento da meta para o teletrabalho, alguns servidores retornaram ao trabalho presencial ou se inscreveram no teletrabalho parcial. Ao sair do trabalho remoto, esses colegas buscam evitar o incremento de 30% em suas metas.

CONTEÚDOS