51 3284-1800

SindisprevRS OF

SindisprevRS visita agências do INSS vinculadas à GEX Uruguaiana e identifica problemas enfrentados pelos servidores

COMPARTILHE:

Entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, diretores do SindisprevRS da Secretaria do INSS, da Secretaria de Organização e Coordenação e da Secretaria de Saúde do Trabalhador (SST), realizaram visitas à Gerência de Uruguaiana (GEX) e às seguintes APS: São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul e São Gabriel. O objetivo foi ouvir os servidores neste momento pós-greve, verificar a execução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) recém-implementado e avaliar as condições físicas dos locais.

Durante as visitas, foram identificados diversos problemas enfrentados pelos servidores. Confira os principais pontos abordados:

  • Infraestrutura deficiente: cadeiras avariadas e computadores obsoletos (muitos trabalhando com telas pequenas, computadores que não permitem mais atualizações e que não podem ser desligados por risco de não ligarem no dia seguinte). Os únicos computadores novos foram destinados aos peritos nas agências. A instalação de alguns equipamentos foi feita de maneira improvisada, com servidores realizando o trabalho ou contratando técnicos particulares. Rachaduras no teto, nas paredes e no piso. Em alguns locais, os servidores ainda compram galões de água. Persianas emperradas, sendo necessário usar papelão nas janelas para bloquear o sol. Ausência de banheiros feminino e masculino em algumas unidades. Infiltração e mofo. Ares-condicionados antigos e barulhentos, além de splits pingando em baldes. Rampas de acessibilidade inadequadas.
  • Problemas de sistema: sistemas indisponíveis ou lentos praticamente todos os dias. Abatimentos com grande defasagem na divulgação dos decêndios e perda desses pontos excedentes. Muitas dúvidas na execução do PGD e na compensação da greve. Servidores que pactuaram 6h+1,22 não possuem abatimentos devido à falta de sistema.
  • Problemas de comunicação e gestão: a falta de uniformização nos processos e a comunicação insuficiente entre as agências, gerências, superintendências e direção central.
  • Futuro das instalações: embora haja a promessa de troca de prédio em diversas agências, existe grande dificuldade em encontrar locais com espaço adequado e acessibilidade, além de ser responsabilidade do proprietário realizar as adaptações exigidas.
  • Cansaço e desânimo dos servidores: os servidores estão muito cansados, desanimados e sem forças para continuar enfrentando as condições precárias de trabalho. Muitos dos servidores mais antigos, em abono de permanência, estão ansiosos para se aposentar, mas se veem presos à questão da renda, que diminuirá significativamente. Já os servidores mais novos e os nem tão novos, muitos deles, estão se dedicando aos estudos para outros concursos, em busca de melhores oportunidades.

O SindisprevRS segue comprometido com a luta por melhores condições de trabalho e pela valorização dos servidores. Acompanhe nossas ações para garantir um ambiente de trabalho mais justo e digno para todos!

 

CONTEÚDOS