51 3284-1800

SindisprevRS OF

COMPARTILHE:

Agora é Greve!

Assembleia do Seguro Social rejeita proposta do Governo e deflagra GREVE a partir do dia 16/07. Confira as informações da Assembleia!

A Assembleia Específica do Seguro Social ocorrida nesse sábado (06/07) no SindisprevRS de forma híbrida (presencial e virtual) decidiu recusar a proposta de acordo apresentada pelo governo na terceira rodada da Mesa Específica do MGI e deflagrou GREVE a partir do dia 16/07.

Inicialmente, o diretor do SindisprevRS e da Fenasps, Daniel Emmanuel, apresentou e fez uma explicação sobre a última proposta de acordo do governo federal que foi trazida na 3ª rodada da Mesa de Negociação do Seguro Social do MGI. Resumidamente, a proposta ficou assim:

– Nessa nova proposta apresentada pelo governo o reajuste seria de 9% em janeiro de 2025 e 5% em abril de 2026. (Na proposta anterior do governo, o reajuste seriam os mesmos 9% em 2025, porém 3,5% em maio de 2026).

– Também nessa nova proposta, o governo propõe a extinção da Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e em substituição cria a Gratificação de Atividade (GAT), congelando o valor dessa. Aplicando todo reajuste em cima do Vencimento Básico (VB), mas neste caso sem a incidência da GAE, que representa 160% do Vencimento Básico hoje.

-Alongamento da carreira de 17 padrões para 20 e 4 classes, rebaixando os vencimentos de entrada das primeiras classes/padrões e desvalorizando a Carreira do Seguro Social.

– Manutenção da relação entre o Nível Superior e Nível Intermediário.

Esses pontos da proposta são idênticos para os níveis superior, intermediário e auxiliar.

De acordo com o diretor, o governo rejeitou todas as reivindicações da categoria e ainda incluiu medidas que fragilizam a Carreira do Seguro Social. A avaliação é que a postura do governo não é de negociar efetivamente e tenta forçar os servidores a desistirem das negociações, o que justifica um posicionamento de força da categoria, que é a GREVE.

Na sequência da Assembleia, a assessoria jurídica do sindicato, fez uma explanação esclarecendo sobre questões legais envolvendo a Greve e a sua importância para o movimento dos trabalhadores.

Posteriormente, o diretor do SindisprevRS Zé Campos, na sua fala, ressaltou como essa nova proposta do governo não é boa para categoria, porque ela não atende a nenhuma reinvindicação referente a estrutura da Carreira do Seguro Social, que é a principal preocupação dos servidores.

Informes

– A partir dessa semana retornam as reuniões do Comando de Mobilização de Greve, para debates sobre elaboração e criação de materiais para a Greve, com ênfase maior para três itens: Carreira Típica de Estado, Nível Superior e reposição do Vencimento Básico.

– O Sindicato se coloca à disposição para organizar e participar de reuniões de mobilização nos locais de trabalho dos servidores.

Encaminhamentos

– A categoria aprovou a REJEIÇÃO da proposta de acordo do governo federal.

– A categoria aprovou o indicativo de GREVE para 16/07.

– Defesa da formação de um Comando Nacional Unificado de Greve

Acesse a íntegra da última proposta do governo, através do link:

Proposta GOV_INSS_03.07.2024 (1) (1)

AVISOS

CONTEÚDOS