INSS redige versão final da minuta do PGD sem considerar sugestões da Fenasps
Na última sexta-feira (13), a versão final da minuta do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) foi disponibilizada às entidades. Contudo, sem qualquer discussão prévia, foi informado que algumas sugestões teriam sido acatadas. A análise da versão final revelou que os pontos propostos pela Fenasps foram praticamente ignorados, mantendo-se dispositivos que impactam negativamente a vida laboral dos servidores. Entre os principais problemas identificados estão:
- A obrigatoriedade de participação para servidores do regime presencial;
- A majoração das metas de produtividade em todas as modalidades de trabalho;
- Regras excludentes para a participação no teletrabalho;
- Uma política de consequências que desconsidera os graves problemas estruturais no funcionamento da autarquia.
Além disso, a Mesa Setorial não tem funcionado como um espaço de debate, construção e de deliberação, como deveria, e as decisões da gestão têm sido impostas à categoria, ignorando as necessidades, realidade, experiência e contribuições dos servidores.
O documento final do PGD foi enviado à assessoria jurídica e todas as medidas jurídicas serão tomadas para que sejam garantidos os direitos dos servidores do seguro social.
Assim que a portaria do PGD for publicada será marcada assembleia com a categoria para discutir o programa, seus impactos e o plano de luta para barrar mais esse ataque do governo.
Para acessar minuta na íntegra basta clicar no link a seguir: Minuta PGD