2012 – A LUTA CONTINUA

O Sindisprev-RS deseja a todos os trabalhadores um Feliz Ano Novo repleto de saúde, amor, alegrias, lutas e vitórias. O ano de 2011 foi marcado por muitas lutas e conquistas da categoria. Lembremos da árdua batalha dos servidores junto à sociedade contra a privatização do Programa Saúde da Família em Porto Alegre e a greve desencadeada no segundo semestre do ano, abrangendo federais estaduais e municipais na Capital, foi um importante instrumento de denúncia das barbaridades verificadas na gestão Fogaça/Fortunati a frente da prefeitura de Porto Alegre. A secretaria de Saúde é alvo de investigações acerca de esquemas de corrupção, que inclusive resultaram na morte do ex-secretário Eliseu Santos.

Os servidores do INSS, também, conquistaram a Jornada Ininterrupta de 12 horas nas agências, reivindicação histórica da categoria! Com isso, conforme anunciado pelo instituto e Ministério da Previdência, será retomada a carga horária de 30 horas semanais para cada servidor em todas as APS no Estado. Depois de muita luta, reuniões e mobilizações em agência no RS, foi possível ratificar a força da nossa categoria.

O SINDISPREV-RS e a FENASPS também foram incansáveis pela luta e anistia de sanções impostas pelo governo federal à última greve dos servidores do Ministério do Trabalho. Contestamos, veementemente, a obrigatoriedade imposta aos trabalhadores com relação à carga horária. A situação dos servidores também é contestada: muitos não podem se aposentar, uma vez que sofrem descontos em seus vencimentos. E a situação ainda é mais grave para aqueles que já completaram 70 anos e são obrigados a sair por aposentadoria compulsória!

O SINDISPREV-RS, em 2011, não deixou, em nenhum momento, de apoiar e estar presente em manifestações que envolvesse as categorias de servidores públicos e movimentos sociais. A Secretaria de Gênero e Combate à Discriminação Racial promoveu inúmeras atividades pela Consciência Negra, pela regularização fundiária de áreas quilombolas e denunciou inúmeros casos de discriminação racial, e luta pela reparação. Da mesma forma, a Secretaria de Aposentados foi igualmente atuante em suas reuniões semanais, promovendo discussões acerca da desatenção dada pelo governo a aposentados e pensionistas, bem como a falta de política pública para trabalhadores da terceira e melhor idade.

Da mesma forma, o SINDISPREV-RS continua a cobrar o governo do estado sobre a apresentação de um calendário de pagamento das verbas rescisórias dos trabalhadores demitidos em março. A inoperância do governo, somada às políticas compensatórias para mega-empresas investidoras na campanha política da atual gestão, deixa quase 500 trabalhadores sem um real no bolso desde março. A luta pelo reconhecimento aos trabalhadores da Fugast (Fundação Universitária de Gastroenterologia) foi uma das marcas da secretaria em 2011.

A diretoria colegiada do SINDISPREVRS  parabeniza a todos que estiveram nesta grande empreitada contra os ataques neoliberais dos governos que cada vez mais sucateiam a saúde pública, retiram os direitos históricos trabalhistas conquistados, e contribuem para a exploração e a desigualdade social.  É preciso a união entre trabalhadores, estudantes e a sociedade. Trabalhadores, uni-vos!