28 de Outubro – A luta é vigilante da conquista dos nossos direitos

28 de Outubro – A luta é vigilante da conquista dos nossos direitos

Este ano de 2015 entra para a história do funcionalismo público, em particular o de servidores federais. Inúmeros embates e greves contra o modelo neoliberal do governo Dilma e aliados estão sendo travados. Categorias de diversos órgãos – Universidades, INSS, Ministério do Trabalho e Emprego, Funasa, Justiça Federal, Ministério da Saúde, IBAMA, INCRA, IPHAN, Técnico- administrativos da Polícia Rodoviária Federal, Correios…- mostraram nas ruas o profundo descontentamento com o gestor maior do serviço público no país.

Mais do que a luta deste ano, que remete a mobilizações anteriores à Era FHC, é fato que ações conjuntas de várias categorias de servidores reforçaram a necessidade da unificação das bandeiras, quando possível, para enfrentar o autoritarismo. Isto porque, como todos constataram, o governo ficou desnorteado frente ao forte debate travado pelos servidores em greve, que pautaram um diálogo politizado internamente e com a sociedade sobre a ruína que virou o nosso local de trabalho.

A conjuntura de aguda crise política, representativa e econômica demonstra uma certeza inequívoca: o servidor público é o pilar fundamental para a transparência no serviço público e para a radicalização de avanços sociais que impulsionem a população brasileira para índices aceitáveis no acesso ao desenvolvimento social. Portanto, reconhecidamente é imprescindível que levemos adiante nossas lutas, não apenas as de caráter economicista, mas, principalmente, as bandeiras que fazem com que desde a década de 1930 do século passado nos fazem referência para o povo brasileiro.

Lembremos que nos últimos 20 anos foram inúmeros os mecanismos utilizados pelos governos para agudizar o empobrecimento da população: reformas da previdência, privatizações e precarização em serviços públicos essenciais e o esfacelamento da CLT. E quem esteve no “balcão” para dar a cara pra bater? O servidor público.

Neste dia 28 de outubro, data em que deveríamos comemorar o nosso dia, devemos refletir que somente a luta e a união nos farão fortes.