28 de Outubro – Dia do Servidor Público

O SindisprevRS saúda e homenageia os servidores públicos, que superam inúmeros desafios diariamente para atender com qualidade a população e têm cumprido papel fundamental no combate à pandemia.

No Brasil, o ajuste fiscal e os lucros estão acima de tudo (até da vida!) e os trabalhadores perdem direitos a cada dia. A desvalorização do servidor público faz parte deste projeto, hoje representado por Jair Bolsonaro e seus aliados, que atacam estes profissionais fundamentais para a manutenção das políticas públicas.

É preciso desmentir o discurso de que servidores públicos são privilegiados. Metade deles ganham salários inferiores a R$ 2,7 mil mensais (dados IPEA/2020) e a inflação corrói as remunerações sem reajuste. São profissionais que atuam em condições cada vez mais precárias e enfrentam cara a cara os cortes de investimento em equipes defasadas por falta de concurso público.

Trabalhadores que estão na batalha cotidiana, indispensáveis para a saúde, previdência, educação, segurança, entre outros direitos.

Por isso damos continuidade à luta que é construída historicamente, em defesa do serviço público, dos servidores e dos direitos. Reafirmamos nosso posicionamento contrário à Reforma Administrativa, que piora a qualidade dos serviços públicos e aprofunda desigualdades.

Nosso parabéns a todos os colegas e, principalmente, nossa luta!