6ª MNNP não estabelece reajuste salarial para os SPFs em 2024!

Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), ocorrida ontem (18/12), com entidades que representam a categoria, o Governo Federal informou que não irá fazer nenhuma recomposição salarial para os servidores públicos federais em 2024, sob o argumento que a atual administração enfrenta dificuldades orçamentárias.

Como forma de “compensação”, o Executivo elaborou uma proposta preliminar de reajuste apenas nos benefícios, isto é, nos auxílios (alimentação, creche e saúde), sem qualquer correção inflacionária nos salários dos(as) SPFs. Segundo a proposta do Governo, a correção dos benefícios sociais ocorreria a partir de maio de 2024, nos seguintes valores:

• Auxílio-alimentação: de R$ 658 para R$ 1.000 (reajuste de 52%);
• Auxílio pré-escolar (creche): de R$ 321,03 para R$ 484,94 (reajuste de 51,06%);
• Auxílio-saúde (suplementar): de um valor médio de R$ 144,00 para R$ 215;
• Total de reajuste nos três auxílios: 51,06%.

Da forma como foi traçada, essa proposta exclui a maioria dos SPFs, já que aposentados e pensionistas não seriam contemplados com o reajuste no Auxílio-alimentação e nem com o Auxílio-creche.

Consideramos como ruim e insuficiente essa proposta preliminar apresentada e aguardamos a proposta oficial do Governo para chamar uma assembleia de avaliação da categoria.

Só a Luta Muda a Vida!