Abertura da 8ª Conferência Estadual da Saúde acontece nesta sexta-feira

ACONTECE AGORA

A 8ª Conferência Estadual de Saúde teve início na manhã desta sexta-feira, 24, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. Com o Auditório cheio, a abertura do encontro contava com mais de mil pessoas dispostas a debater “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A Secretaria dos Trabalhadores do SUS e a Secretaria de Políticas Sociais do SindisprevRS, está presente na Conferência, e dialoga com os presentes distribuindo materiais.

O evento reúne profissionais, usuários e gestores da saúde de diversos segmentos da sociedade. Apesar da necessidade de unidade para discutirmos a saúde no Brasil, não podemos jamais abrir mão de defender um sistema único de saúde totalmente público, universal e de qualidade.

Os limites impostos pelos governos a nível municipal, estadual e nacional, que vão no sentido de mercantilizar a saúde, requerem de nós muita luta e resistência. O SUS que possuímos hoje, conquistado na constituição de 1988, já nasceu com debilidades, como a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada e os investimentos públicos para Hospitais Filantrópicos.

Tendo sido fragilizado no decorrer dos últimos anos, através de medidas como a descentralização e privatizações, o SUS segue sendo alvo de ataques. Por isso, é nosso dever lutarmos para a garantia do direito à saúde que hoje possuímos e, nas lutas e conferências, avançar em um projeto de saúde que atenda de fato aos interesses dos trabalhadores.

A Conferência acontece até domingo. Amanhã, dia 25, acontecerão os Grupos de Trabalho. No dia 26, haverá a eleição por segmento dos delegados para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será de 4 a 7 de agosto, em Brasília.