Abertura do Encontro Estadual da Saúde do Trabalhador fala sobre as reformas conservadoras

O encontro Estadual da Saúde do Trabalhador propôs reflexões sobre a conjuntura do país e o cotidiano do trabalho, emocionou a todos os presentes e reforçou a necessidade da luta coletiva para enfrentar o período que vivemos. Nos dias 26 a 28 de abril, servidores federais de todo estado reuniram-se em Viamão para falar sobre as “Reformas do Estado e seus Impactos na Saúde do Trabalhador”.

Daniel Emmanuel, diretor do SindisprevRS, durante a mesa abertura, situou o projeto de desmonte do Estado que está em curso. “Toda discussão que faremos esse final de semana visa nos preparar para enfrentar nos locais de trabalho problemas como assédio moral, problemas de adoecimento, que são fruto de uma política que implementam contra nós”, disse ele.

A Conferência Magna de abertura contou com a presença da Profa. Dra. Eblin Farage, da direção do Andes, que falou sobre a organização dos trabalhadores frente às Reformas Conservadoras. “Querem nos fazer crer que não é possível o Estado arcar com saúde e educação públicas para todo mundo. Esse é o projeto político que interessa a um segmento da população, às elites desse país (e do mundo), que pretendem gerenciar a humanidade a partir da perspectiva dos lucros para o capital, e não daquilo que garante vida para os trabalhadores”, disse Eblin durante sua intervenção.

A professora apontou ainda que existem formas de desestruturar por dentro o serviço público, através da terceirização, suspensão de concursos e desestruturação da carreira dos profissionais. Como tarefa, ela disse que devemos acreditar em nossa capacidade enquanto classe trabalhadora de se reorganizar, e construir um outro projeto de sociedade, que interesse aos seres humanos, e não ao capital.

Acompanhe nos próximos dias, nas páginas online do SindisprevRS, como foram as demais mesas e atividades do Encontro Estadual da Saúde do Trabalhador.