Abril Verde

Chegamos a mais um mês de abril. No calendário de lutas, é conhecido como sendo o mês que faz referência ao cuidado em saúde e segurança das e dos trabalhadores. Com duas datas importantes, marca em seu dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde e no dia 28 a memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Como de praxe, seguimos articulando estratégias coletivas para garantir que a classe trabalhadora, em especial a categoria de trabalhadoras/es federais representados pelo SINDISPREV/RS, tenham seus direitos assegurados, fazendo com que o trabalho seja um meio de vida, mas não um fim.

Os tempos são difíceis. Desde o período colonial não vemos no Brasil tamanha crise humanitária. Vivenciamos atualmente uma política de morte que se concretiza de forma crua, explícita e perversa: até o presente momento, já perdemos – em números oficiais, que tendem a ser menores que os correspondentes à realidade – mais de 300 mil brasileiros, em sua maioria trabalhadores. Destes números, infelizmente figuram muitos colegas da categoria que fazem e seguirão fazendo muita falta em seus mais distintos espaços de atuação, independentemente se ativos ou aposentados.

A pandemia que vivenciamos agudizou a situação que já era preocupante para os brasileiros e para o serviço público: o custo de vida aumentou, as condições de sobrevivência diminuíram, os serviços de acesso à saúde, à assistência e referência em direitos à população foram completamente sucateados e, com a PEC “emergencial”, quem paga o preço são as e os trabalhadores públicos através do congelamento de seus salários por, pelo menos, quinze anos. Essa conjuntura revelou o desprezo e o descuido com os servidores que, além de sofrerem ataques econômicos, também sofrem do Estado – seu patrão absoluto –, com o descaso e o descuido refletido em suas jornadas extensas e a precarização das condições de trabalho. Muitos são expostos ao vírus através do trabalho presencial e, quando não na linha de frente, são submetidos a diversas formas de pressão e assédio no cumprimento de metas e ações, chegando a desgastes físicos e emocionais que extrapolam a rotina de trabalho e acabam tomando assento na vida pessoal e familiar das e dos trabalhadores.

Pensando nisso, enquanto Secretaria de Saúde do Trabalhador (SST) do SINDISPREV-RS, escolhemos o mês de abril como uma forma de honrar as e os colegas que perdemos, mas também como instrumento aglutinador de resistência na categoria, a fim de relembrar, mais uma vez, que o trabalho deve ser gerador de sentidos e não de adoecimentos. Assim, neste mês, objetivamos conversar com as e os colegas sobre diversos assuntos que remetem à sua segurança e à sua saúde física e mental, bem como acompanhar mais de perto a situação em que se encontra a categoria a fim de traçar estratégias para melhor enfrentarmos esse momento tão difícil. Também abordaremos o contexto de já estarmos vivendo um ano de pandemia, os impactos da COVID-19 em nossas subjetividades, bem como o combate às fake news como ferramenta de freio para os ataques que vimos sofrendo do governo federal e outras questões relacionadas à nossa saúde e bem-estar. Te convidamos para ler esse material e construir conosco a possibilidade de uma rotina de trabalho menos adoecedora e mais humana.

A SST permanece à disposição para contato por meio dos telefones: (51) 98425.6138/ (51) 997388833 para whatsapp e ligação direta, ou através do e-mail: sst@sindisprevrs.org.br