51 3284-1800

SindisprevRS OF

Acinetobacter volta atacar pacientes no HPS

COMPARTILHE:

Porto Alegre – O SINDISPREV-RS, através do diretor Juvêncio Severo, e o vereador Lucio Barcelos (PSOL) foram convidados a participar de reunião com a responsável pelo setor de infecções do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPSPA), para tratar a respeito de denúncias feitas por médicos e servidores do local a cerca de contaminação de 11 pacientes, entre 28 existentes, na enfermaria de Neurologia do Hospital, pela bactéria Acinetobacter. A bactéria se desenvolve tanto na pele dos seres humanos quanto na superfície de móveis e objetos, especialmente em ambiente hospitalar. Ela é muito resistente a antibióticos, o que torna a cura demorada. Quando não tratado adequadamente pode provocar infecção generalizada e levar à morte.
Segundo Barcelos, a informação do HPSPA durante a reunião é de que a bactéria está sob controle, mas com número de contaminados acima do normal. Segundo o responsável por infecções do HPSPA "O microrganismo é relativamente comum, especialmente em unidades de terapia intensiva, e não costuma levar à morte – apenas infecciona ferimentos".
Por outro lado, o vereador defende que o município adote um plano de ação global envolvendo todos os gestores públicos do SUS ante o impacto das contaminações para o atendimento da população. "Estamos diante de um problema que cria ainda mais dificuldades para o funcionamento da saúde pública (além da tradicional falta de leitos, de remédios etc.). "Trata-se de germes (acinetobacter) que têm cada vez mais resistência, exigem tratamento forte e com antibiótico muito específico e nem sempre facilmente disponível e que encontram ambiente favorável para proliferar". Também a escassez de leitos e a superlotação são apontadas como agravantes do problema, explicou Barcelos.
O SINDISPREV-RS solicita à Prefeitura providências urgentes, já que no ano passado a bactéria levou ao fechamento da UTI, devido a morte de pacientes vítimas da infecção. Estamos de Olho!

Fonte: Imprensa SINDISPREV-RS

CONTEÚDOS