Agentes de saúde protestam em defesa do SUS em manifestação na Câmara

Mais de mil agentes comunitários de saúde, que foram à Brasília participar da audiência pública na Câmara dos Deputados, ficaram do lado de fora e não conseguiram entrar no auditório Nereu Ramose, que ficou lotado. Os servidores de vários estados, vestidos de preto, fizeram manifestação com palavras de ordem em defesa do SUS e disseram não à privatização da instituição.

Os agentes de saúde reivindicam a revogação de duas portarias do Ministério da Saúde (958/16 e 959/16), de 10 de maio, que preveem a retirada da obrigatoriedade da presença desses profissionais nas equipes multiprofissionais do Programa Saúde da Família (PSF) de serviço de atenção básica. Com a medida, os agentes comunitários de saúde poderiam ser substituídos por técnicos em enfermagem.

Conforme informações da Câmara, às 15:30 deve ocorrer um encontro entre a categoria e o ministro da Saúde, Ricardo Barros.Se não houver acordo, a Câmara deve votar dois Projetos de Decreto Legislativo (396/16 e 397/16), do deputado Mandetta (DEM-MS) que revogam as portarias do ministério.

Deputados de diversos partidos defenderam a categoria e se comprometeram a agilizar a votação dos projetos.