Anvisa realiza operação padrão nesta quarta-feira com indicativo de greve a partir do dia 12

Em consonância com as demais categorias de trabalhadores federais – muitas delas em greve – os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde, realizam a partir desta quarta-feira (04) operação padrão em portos, aeroportos e fronteiras do Rio Grande do Sul. A fiscalização de mercadorias e produtos será afetada em locais como Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Seco de Uruguaiana, São Borja e em Rio Grande.

Na sexta-feira (06), em plenária a ser realizada em Brasília, os servidores vão colocar em votação o indicativo de greve por tempo indeterminado em todo o país. Não ocorrendo avanços na reunião que haverá no Ministério do Planejamento, no dia 09 de julho, a mobilização será inevitável e maciça. Em caso de greve, os trabalhadores da Anvisa vão parar a partir do dia 12 de julho.

As deliberações foram aprovadas em reunião das agências reguladoras na sede do Sindisprev-RS, em Porto Alegre, nessa terça-feira (03). Também participaram da assembleia os servidores da Anatel.

Reivindicações:

Os trabalhadores da Anvisa reivindicam a recomposição salarial de 22,08%, plano de carreira e concurso público. O Rio Grande do Sul, hoje, tem menos de cem servidores. No Brasil, o déficit chega a 5 mil trabalhadores. No país, 90% dos funcionários da agência estão aptos a se aposentar.