Apoiamos a luta dos médicos, residentes e dos municipários

Ao longo da historia das lutas da classe trabalhadora, vimos que ao serem desenvolvidas mobilizações, greves setoriais ou gerais é que se garantiu manutenção das reivindicações e avanços. Deste modo queremos nos solidarizar com a paralisação dos médicos residentes que atuam em hospitais como os da Santa Casa, Pronto Socorro, Grupo Hospitalar Conceição e Clínicas. Paralisados desde o início da manhã desta terça, 13 de abril, os trabalhadores decidirão em assembléias, hoje e amanhã sobre a paralisação geral.

Nossa discordância é com classe médica de Porto Alegre que tem apresentado uma reivindicação que diz respeito apenas a este setor na Saúde. Ao nosso ver, e como existem demais profissionais nos Postos de Saúde e Hospitais, a luta seria mais eficiente se conseguíssemos unificar a todos em torno de uma pauta salarial, até porque via de regra com a municipação da saúde é muito difícil que um setor realizando determinada mobilização obtenham sucesso.

Lembramos que em 2003 só conseguimos dobrar as pretensões do prefeito Verle porque paralisamos de norte a sul os postos de saúde da capital, o que fez com que o mesmo reconhecesse a existência de acordos que garantiam carga horária de no máximo 30 horas para todos na saúde.

Nossa história mostra que desde metade do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, e lamentavelmente também no governo Lula a pretensão dos governantes é de ao invés de repor salarialmente os trabalhadores com aumento real de salário, tem aplicado propostas de repor vencimentos através de gratificação por atividade e desempenho, prática que de cara alija os aposentados de serem contemplados. Por outro lado, no serviço público, e em particular na saúde, consideramos totalmente incoerente bonificar por produção de trabalho atendimento à vida de seres humanos.

A luta da Classe Trabalhadora Federal da Saúde é contra o PL 549 que congela os salários até 2019, sendo que hoje parte a “Marcha a Brasília”, para a discussão desta questão.

Por fim, pedimos a unidade de todos os trabalhadores e suas entidades de classe, para atingirmos nosso objetivo. Como proposta que abranja a todos trabalhadores na Saúde a FENASPS já apresentou uma pauta de reivindicação ao Governo Federal. Veja  tabela salarial abaixo.

NOSSAS PRINCIPAIS BANDEIRAS DE LUTAS QUE UNIFICAM OS TRABALHADORES:
– Contratação apenas por concurso público;
– Ampliação do quadro funcional na Saúde e compra de equipamentos para garantir o pleno atendimento a população;
– Aumento rela de salários e piso nacional para todos profissionais da saúde;
– Amplo combate ao assédio moral existente na rede pública de saúde e o fim das terceirizações e da privatização na saúde.

Anexos

159_1.1___PROPOSTA_DE_TABELA_SALARIAL_DA_SEGU