Aposentado com quadro de AVC aguarda há mais de 24h internação no Hospital Centenário

Nelson da Cruz, 56 anos, chegou à emergência do Hospital Centenário, em São Leopoldo, pouco depois das 13h de ontem, quarta-feira (08). Diabético, o aposentado se sentiu mal, após o almoço, foi levado ao posto de saúde do bairro e encaminhado, a pedido da médica, com urgência ao hospital devido a suspeita de um Acidente Vascular Cerebral.

Desde ontem, o aposentado aguarda atendimento em uma maca improvisada na emergência do Hospital Centenário, em São Leopoldo. “Hoje, mesmo após duas convulsões seguidas, o Nelson não foi transferido para a UTI ou algum setor especializado do hospital”, relata Carlos Luz, familiar do aposentado.

“Isso é reflexo do desmantelamento promovido pelas gestões municipais, estadual e federal. A superlotação no Hospital Centenário é o atestado de não investimento de recursos que são públicos, ou seja, é dinheiro do povo, e que gera a morte de pacientes em filas de espera”, disse Joel Soares, diretor do Sindisprev-RS.

De acordo com uma inspeção feita pelo Ministério Público e pelo Sindicato Médico, o Centenário possuía, até abril, uma UTI clandestina (foto: R7) junto à emergência.  A cobertura do prédio, com mais de 80 anos, é outro grave problema, com ameaça de desabamento, constatada pela inspeção.