Aposentados ainda terão de esperar

Aprovado ontem na Câmara o reajuste de 7,72% sobre os benefícios da aposentadoria, ainda existe a possibilidade de veto do Senado e aprovação do Presidente Lula. Com este reajuste cerca de 7,9 milhões de inativos que ganham acima de R$ 510 poderão obter uma melhor renda. Para chegar neste índice, o plenário da Câmara analisou um festival de emendas.

O projeto do relator Candido Vacarezza (PT), propunha um reajuste de 7%, mas a emenda do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), que eleva os benefícios para 7,72% levou o maior número de votos, sendo aprovada pela maioria no Plenário. O Ministro da Fazenda Guido Mantega, disse que se o se o aumento for maior que 7% irá recomendar o veto.

O reajuste inferior a 9% não cobre a inflação e a defasagem acumulada nos salários dos últimos anos. Como informa a diretora do SINDISPREV-RS, Silvia Regina Vieira, grande parte dos aposentados recebem cerca de dois salários mínimos, por isto o reajuste aprovado não pode ser considerado ideal. Sobre a aprovação ou veto do Presidente Lula, Silvia acredita que o Presidente irá manter o que a Câmara decidiu, “por estarmos em ano eleitoral é provável que Lula deixe passar os 7,72%, como medida paliativa e eleitoreira”, concluiu.

Aposentados e Sindicalistas alegam que não há como manter a defasagem salarial que gira em torno de 50% desde 2003, como apontado calculo da Federação dos Trabalhadores Aposentados do RS.