Assembleia Estadual de Greve reforça mobilização dos federais da Saúde no RS

Centenas  de trabalhadores federais da Saúde/FUNASA lotados no Rio Grande do Sul participaram da Assembleia Estadual de Greve no Sindisprev-RS, em Porto Alegre, nessa quarta-feira (11), em conjunto com o Sindiserf. A categoria fez um balanço da paralisação de mais de duas semanas no Estado, que tem os serviços prejudicados no núcleo regional do Ministério da Saúde, postos e hospitais, como o Materno-Infantil Presidente Vargas. A paralisia por parte do governo nas questões pautadas na Mesa de Negociação e no Planejamento foi um dos itens debatidos, gerando indignação nos servidores públicos.

A Assembleia serviu, também, para analisar a conjuntura internacional, nacional e debater os desvios de verbas da saúde e educação para pagamento dos juros da dívida pública. Além do Rio Grande do Sul, outros estados estão parados, como é o caso de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro entre outros. Os trabalhadores reafirmaram a disposição de luta, demonstrando que não retornarão ao serviço caso o Palácio do Planalto não acene com o atendimento da pauta de reivindicações, melhorias nas condições de trabalho e plano de carreira. A greve de outras 25 entidades do funcionalismo federal também foi tema de debate. Conforme a categoria, as mobilizações demonstram o desmonte dos serviços federais básicos, hoje loteados para “pára-quedistas” políticos e aliados ao governo Dilma. Os trabalhadores, em greve desde o dia 25 de julho, lembraram que há 15 anos não têm reajuste real dos salários. A Assembleia retirou pautas que serão apresentadas na Plenária Nacional da Fenasps, dia 19 de julho.