Assembleia Extraordinária do SindisprevRS debate política de desrespeito ao servidor e mobilização para a greve

Realizada na sede do SindisprevRS, neste domingo (02/08), a Assembleia Extraordinária dos servidores da base do sindicato reafirmou e ecoou a indignação com o recente anúncio do orçamento destinado à reposição salarial para as categorias do Executivo Federal. Diante do insulto de uma quantia que não chega nem a 1%, e do desrespeito dos últimos anos, destacou-se a importância da mobilização para a construção da greve.
O evento começou com os informes setoriais, traçando um panorama da situação das diferentes áreas presentes nas bases do sindicato. Foram apresentados relatos dos diretores: Ana Lago, trazendo as batalhas da Saúde; Vivian Rennhack, do Ministério do Trabalho, Tais Lhullier, do INSS, e Orlando Oliveira, da Anvisa.
Como pautas comuns, é possível destacar os eixos de reestruturação de carreira, a defasagem salarial (sem recomposição e ausência de reajuste), além da qualificação do servidor e a melhoria das condições de trabalho: investimento em equipamento e estrutura. Tratou-se também da tentativa de implementação do carreirão do executivo federal, parte da precarização do serviço público.
Passou-se, em seguida, para as seções de intervenções, nas quais surgiram questões principalmente abordando as contradições do atual governo ao destinar cerca de 40% do orçamento para os banqueiros (em forma de dívida), um investimento recorde para o agronegócio (entenda-se para os médios e grandes produtores), e alegar falta de recursos para o reajuste nos salários dos servidores. Além disso, ressaltou-se a necessidade de nomear os parlamentares responsáveis pelos ataques ao serviço público.
Foram, ainda, discutidos os atuais problemas com a representação por parte da majoritária da FENASPS, que não se mostra comprometida em levar adiante as reivindicações dos servidores. A federação apresenta-se complacente com as medidas do atual governo contrárias às pautas do servidor para não “desgastá-lo” e municiar a oposição. Precisamos de uma federação combativa e que organize, de fato, a luta dos servidores frente aos desmandos do atual governo.
Os principais encaminhamentos decorrentes da assembleia foram os seguintes:

• Iniciar a mobilização para a construção da greve.
  • Reivindicar que a FENASPS faça uma Plenária antes da Plenária do FONASEFE
  • Movimentação digital e nos locais de trabalho com o “1% é desrespeito, 1% eu não aceito”.
  • Promover debates e mobilização nos locais de trabalho.

Eixos da Mobilização:

Reposição e política salarial
Abertura das mesas setoriais
Reestruturação das Carreiras
Condições de trabalho
Efetivação dos acordos de greve.

Acesse as fotos da assembleia através do evento: https://www.sindisprevrs.org.br/events/assembleia-geral-extraordinaria-1-eu-nao-aceito/