ASSEMBLEIA: servidores do INSS preparam novas manifestações em agências gaúchas

Incorporação da GDASS, retomada da carga semanal de 30h, paridade e melhores condições de trabalho foram as pautas que predominaram na Assembleia dos servidores do INSS em Porto Alegre, no sábado. Trabalhadores de APS de todas as regiões do Estado debateram os rumos das mobilizações da categoria, esquecida pelos últimos governos e vítima, assim como milhões de brasileiros, de arrocho salarial e péssimas condições de trabalho.

O encontro foi aberto por José Campos Ferreira, diretor do Sindisprev-RS e da Fenasps, que participa do Grupo de Trabalho constituído pelo Ministério da Previdência para que os servidores avancem nas propostas e reivindicações antigas. No GT, que iniciou os trabalhos em maio, os servidores reforçam o atendimento imediato das principais pautas da categoria (30h; Incorporação da GDASS e Valorização dos Servidores). A Assembleia ouviu as angústias de trabalhadores de APS de inúmeras localidades. O sucateamento dos prédios e a falta de estrutura estiveram entre os problemas mais recorrentes durante a fala dos servidores.

Novas manifestações no RS
Ao término do encontro, os trabalhadores aprovaram a pauta de mobilizações. Inúmeras atividades, assim como a vigília protagonizada pelas APS do RS no primeiro semestre, serão retomadas nos próximos meses. Inconformados com a política do governo federal,  servidores, Sindisprev e Fenasps estão atentos à Reforma da Previdência articulada no Palácio do Planalto e outros métodos de privatização do setor público. As greves realizadas por servidores municipais, estaduais e federais ( como a dos trabalhadores das universidades ligadas à Fasubra) foram saudadas pela categoria como importante instrumento para o atendimento de uma pauta que garanta dignidade à classe trabalhadora.