Assistentes Sociais do INSS paralisam as atividades em agências de Porto Alegre

Os Assistentes Sociais da gerência do INSS de Porto Alegre paralisaram as atividades internas e de atendimento ao público nesta segunda-feira (24). Desde 2010, através da  Lei 12.317/2010, sancionada pelo ex-presidente Lula,  e  da  Portaria nº.  3353, do Ministério do Planejamento, os servidores aguardam o cumprimento da jornada de trabalho semanal de 30 horas. No entanto, as agências do INSS descumprem a legislação, submetendo os servidores à carga excessiva de trabalho e a casos de assédio moral.

A primeira paralisação nas gestões de Garibaldi Alves, ministro da Previdência Social, e  Mauro Luciano Hauschild, presidente do INSS, é o início de atividades que buscam a efetividade de garantias como a lei que determina carga horária diária de seis horas. Com a paralisação desta segunda-feira, as agências da Capital não tiveram atendimentos de avaliação social do segurado, bem como a chamada socialização das informações previdenciárias. Além de servidores e segurados do INSS, representantes do Conselho Regional de Serviço Social da 10ª região estiveram presentes na mobilização.

“A nossa pauta, hoje, diz respeito à legislação que não está sendo cumprida. Estamos abertos ao diálogo com o governo federal, mas não vamos permitir desrespeito a um projeto que vínhamos lutando desde 2007 e que virou lei no ano passado.”, disse Grayce Gonçalves, assistente social. Nesta segunda-feira, a Comissão de Paralisação da categoria esteve reunida com a gerente do INSS em Porto Alegre, Sinara Pastório. Os servidores pediram que o encaminhamento das reivindicações seja feito o mais breve possível para a presidência do INSS, em Brasília. Nesta terça-feira (25), o atendimento de serviço social nas agências vai ser normalizado.