Ato em defesa de Pinheirinho reúne mais de cinco mil pessoas

O ato contra o massacre da comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), reuniu cerca de cinco mil pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. Em manifestação unificada, partidos, entidantes sindicais e movimentos sociais estiveram presentes repudiando a ação violenta do Estado brasileiro sobre Pinheirinho.

No ultimo mês, os governos de Cury, Alckmin (PSDB) e Dilma (PT) autorizaram o massacre de uma população pobre na periferia de São José dos Campos para desapropriar uma área já conquistada pela comunidade há oito anos ao enviar centenas de policiais ofensivamente. A área servirá para a construção dos empreendimentos do procurado pela interpol Naji Nahas a serviço da especulação imobiliária e condominios de luxo. Quase duas mil famílias estão sem moradia, as quais foram destruídas pelas máquinas do governo brasileiro, além de terem seus pertences confiscados ou destruídos. Denúncias acerca da alimentação estragada que a prefeitura tem  “doado” aos despejados de Pinheirinho foram levantadas hoje na manifestação.

O Sindisprev-RS e a FENASPS estiveram presentes na manifestação de hoje, e relembraram as ações violentas dos governos contra os movimentos estudantil e sociais. “Precisamos entender que o que acontece em Pinheirinho é uma política de embranquecimento da população e limpeza social. Os governos, para acabar com a pobreza, exterminam os pobres para dar dinheiro aos ricos. Isso está acontecendo no Brasil inteiro. É importante que tenhamos unidade para enfrentar as medidas desses governos, se colocando junto aos oprimidos, aos trabalhadores!”, diz a diretoria colegiada do SINDISPREV-RS.

Enquanto o ato era finalizado em frente a prefeitura de São José dos Campos, os manifestantes receberam o informe de que o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto (MTST) ocupava a sede do PSDB, em Brasília, em repúdio às remoções de Pinheirinho e das demais que estão ocorrendo na cidade de São Paulo esta semana.