Ato em defesa do Ministério do Trabalho

Na manhã desta terça-feira (11), o Sindisprev RS integrou a mobilização em defesa dos direitos trabalhistas e contra a extinção do Ministério do Trabalho, que aconteceu em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT), na Avenida Mauá, 1013, no centro de Porto Alegre. Os participantes usaram roupas pretas em sinal de luto contra o fim da pasta do Trabalho e bloquearam parcialmente a Avenida Mauá, exibindo faixas contra o desmonte da CLT e da Justiça do Trabalho.

A manifestação em repúdio ao anúncio do fim do ministério, que será fatiado pelo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), contou com a participação de várias centrais sindicais e de trabalhadores de várias categorias e aconteceu simultaneamente em outras cidades do país.

O Ministério do Trabalho existe há 88 anos. Fundado em 1930 pelo presidente Getúlio Vargas, o MTb regulamenta profissões, gerencia os registros de sindicatos, fiscaliza e media as relações de trabalho e também administra o PIS/PASEP e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os recursos do FAT, oriundos da arrecadação de 1% sobre a folha de pagamento de todas as empresas do país, são destinados para obras de infraestrutura, projetos sociais e benefícios como o seguro-desemprego. Com o fim da pasta do Trabalho, o seguro-desemprego e os recursos do FAT estão ameaçados.