Ato em defesa do Posto de Congonhas

Com informações do Sinsprev SP

Os servidores da Anvisa lotados no Posto de Congonhas demostraram toda a união da categoria contra o fechamento dessa unidade durante o ato público realizado na manhã do dia 28 de abril de 2015. Para denunciar essa tentativa do governo de fechar o único posto da Agência em toda a Capital Paulista, os servidores percorreram o Aeroporto de Congonhas portando faixas, distribuindo Carta Aberta e explicando os perigos para toda a população caso um dos maiores aeroportos do país fique desguarnecido de atendimento da Agência de Vigilância Sanitária.

O movimento, que teve início em 2014 na primeira tentativa do governo federal de fechar essa unidade, está conquistando o apoio de diversos movimentos sindical e social, bem como de partidos políticos. Nessa manifestação, além do Sinsprev/SP e Devisa/Fenasps que estão desde o início nessa luta, também estiveram presentes um grupo de trabalhadores da Delegacia Regional do Sinsprev/SP na Baixada Santista, trabalhadores da categoria da região de Ribeirão Preto e São Sebastião e, também, representantes do Sindprevs de Santa Catarina e do Sindisprev Rio Grande do Sul.

O ato público também teve o apoio da CSP-Conlutas, Intersindical, Sintrajud, Sindicatos dos Despachantes e Importadores e do deputado Ivan Valente (PSOL), por meio de sua assessoria, que manifestaram o apoio incondicional à manutenção do Posto da Anvisa em Congonhas e oferecerem apoio na continuidade desta luta dos trabalhadores. Também aproveitaram a oportunidade para se manifestarem contra qualquer ameaça de terceirização e contra a PL 4330.

O representante da CSP- Conlutas falou dos serviços precários oferecidos pelas OSs – Organizações Sociais, que “cuidam” da saúde em São Paulo e que a péssima qualidade dos serviços prestados custa cara aos cofres públicos.

O representante da Intersindical também abordou a terceirização da saúde por meio das organizações sociais e a postura das Secretarias de Saúde Municipal, Estadual e do Ministério da Saúde, da falta de concursos públicos para o setor.

O assessor do deputado Ivan Valente declarou que a demanda deverá ser colocada em sua pauta.

Os ataques sofridos pelos trabalhadores e pela sociedade com a retirada de direitos foram os temas abordados durante o ato público pelo Sintrajud. A representante da Fenasps, bem como os representantes do Devisa e Sindicatos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, deixaram claro que a responsabilidade pelo acúmulo do trabalho não é dos trabalhadores, mas da gestão que tenta maquiar e enganar a população mudando o trabalho de lugar e não aumentando a quantidade de trabalhadores, por meio de concurso publico.

O ato público demonstrou a organização da categoria, através das suas entidades de classe, e contou com a participação e apoio da população.

A categoria defende:

– Manutenção do Posto da Anvisa em Congonhas e a abertura de mais unidades nas fronteiras do país;

– Melhoria das condições de trabalho e atendimento à população;

– Ampliação da fiscalização sanitária e com mais qualidade;

– Criação de vagas para concurso público nos estados;

A saúde é um direito do cidadão e um dever do estado.