Ato em defesa do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul denuncia desmonte no SUS

Nesta quinta-feira (04), às 12h, ocorreu um Ato em Defesa do Postão da Cruzeiro, em frente à Emergência da unidade. Os/as trabalhadores/as do PACS alertam para a falta de técnico de enfermagem, a superlotação do plantão em saúde mental e o risco de fechamento de serviços como pediatria, procedimentos cirúrgicos e traumatologia.

A unidade tem funcionado em meio à estrutura precária, onde pacientes são obrigados a deitar no chão ou em cadeiras improvisadas devido à falta de leitos para a alta demanda. Além disso, o déficit de trabalhadores gera sobrecarga para as equipes e coloca em risco o funcionamento de serviços fundamentais à população.

Os trabalhadores do PACS reivindicam providências do prefeito Sebastião Melo e da Secretaria Municipal de Saúde: nomeação de concursados, estrutura adequada, respeito aos profissionais e usuários do SUS, além de reposição da inflação e negociação para recomposição da remuneração da categoria.