Ato Público em Porto Alegre repudia massacre à Comunidade de Pinheirinho

Trabalhadores, estudantes e movimentos sociais estiveram presentes hoje na Esquina Democrática, em Porto Alegre, em ato contra o massacre de Pinheirinho, comunidade da cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. Os protestos estão ocorrendo de norte a sul do país, nesta segunda-feira, contra a repressão policial e a ação do estado sobre a comunidade. Em nome da especulação imobiliária, os governos de Alckmin, Kassab e Dilma baixaram com violência em Pinheirinhos para “desocupar” o espaço já conquistado pela comunidade local há oito anos. A repressão da polícia sobre os moradores já conta com pelo menos sete mortos, 18 detidos e dezenas de casas derrubadas à força pelos tratores do governo de São Paulo.

O Sindisprev-RS esteve no ato em solidariedade aos moradores de Pinheirinho, hoje, em Porto Alegre, e denunciou os ataques neoliberais que vêm sendo cada vez mais colocados com truculência pelos governos em todo o país. “Lembremos dos estudantes espancados em Teresina contra o aumento da tarifa, os despejos em todo o Brasil para as construções dos megaeventos (Copa do Mundo e Olimpíadas), as greves ocorridas em 2011 e os trabalhadores revoltados com as condições de trabalho, as privatizações no ensino e saúde… Precisamos de unidade na esquerda para travar essa luta de todo o dia, a luta contra o capital!”, diz Joel Orestes, diretor do Sindisprev-RS.

Outras manifestações também se fizeram durante esta segunda-feira como em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Brasília e diversas cidades do estado de São Paulo.