Ato Público reúne trabalhadores federais da Saúde e aposentados, na Capital

Dezenas de servidores públicos da Saúde ativos e aposentados participaram de um Ato Público em frente ao prédio Brasiliano de Moraes, na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (24). No local, onde funciona o Núcleo Regional do Ministério da Saúde no RS, os trabalhadores dialogaram com a população que circulava pelo Centro sobre o desmantelamento do SUS e as políticas de sucateamento da Saúde pública no país com a criação da EBSERH, um mero mecanismo de privatização do setor.

Os manifestantes que utilizaram a palavra denunciaram as péssimas condições de trabalho e os ataques cometidos contra aposentados e pensionistas. Lembraram da Reforma da Previdência, promovida pelo então presidente Lula, em 2003, referindo-se ao caráter exploratório à classe trabalhadora. Quanto às reivindicações imediatas, os servidores federais reiteraram a importância da isonomia salarial com o INSS e a não intervenção à Geap, que é o plano de saúde dos trabalhadores.

Nesta manhã, em Brasília, também ocorreu um grande ato dos trabalhadores federais no Dia Nacional de Lutas.