Ato unificado dos servidores reúne mais de 5 mil em Porto Alegre

SINDISPREV-RS: SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

Na ultima sexta-feira, 16, o ato unificado dos servidores reuniu mais de 5 mil pessoas em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. O ato impulsionado pelos professores aglutinou servidores e trabalhadores de todo Rio Grande do Sul, pela implementação do piso salarial dos educadores e os 10% do PIB para a educação pública já!

O Sindisprev-RS esteve presente no ato, que iniciou com uma grande marcha a partir da Secretaria de Educação e seguiu até o Palácio Piratini para cobrar do governador Tarso Genro (PT) que cumpra o pagamento do piso nacional aos professores. O governo petista tem concedido reajustes “gordos” para os altos salários no governo, ampliado benefícios fiscais para empresários e também pago a dívida do Estado para beneficiar os banqueiros e empresários que lucram com a exploração dos trabalhadores.

O governo tem atacado os direitos trabalhistas dos servidores, arrochado os salários, em que o salário básico está menor que o mínimo, sem reajuste algum. “É importante a união de todos os servidores públicos e trabalhadores no estado, bem como a juventude, para derrubarmos este sistema que cada vez mais tem privatizado a máquina pública, para garantir o lucro dos empresários”, diz a diretoria colegiada do Sindisprev-RS.

Segundo a diretoria, projetos de lei como o PL 248 – que propõe a demissão de servidores estabelecendo a meritocracia, ou o PL 1749 que diz respeito à privatização nas áreas da saúde e educação, ao estabelecer o gerenciamento desses setores pela esfera privada; ou o reordenamento das remunerações dos servidores públicos federais (PL 2203) e criação de fundações estatais de direito privado (PL 092); estão nas agendas nacional e estadual petista como braço direito das grandes empresas para o sucateamento da máquina pública, forçando a privatização e demissão dos trabalhadores.

Continuamos na luta pela unidade dos trabalhadores frente aos ataques capitalistas dos governos. Chamamos a todos para a luta por dignidade e melhores condições de vida para todos!