Ato unificado une sindicatos, servidores, aposentados e usuários em defesa da Previdência Social

Cerca de 900 servidores, aposentados, pensionistas e usuários da seguridade social se uniram, nesta quarta-feira (06), em um ato unificado em defesa da Previdência Social. O ato foi convocado pela Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado (FETAPERGS) em conjunto com dezenas de sindicatos. O grupo protestou contra a reforma da previdência em frente à agência da Previdência Social, no Centro da capital.

Giusepe Finco, diretor do SidisprevRS, lembrou à população que o dinheiro da previdência está sendo usado para pagar a dívida externa, assim como já foi utilizado para outros fins. Além disso, alertou para o fato de que não é possível permitir que a idade da aposentadoria seja ampliada, já que a maioria da população mal chega aos 80, ou 90 anos. Com uma simples enquete feita junto às pessoas que estavam no local, Giusepe questionou quantos ali tinham familiares com 90 anos, mostrando que a maioria da população não está vivendo mais, como o governo quer fazer com que a população acredite.

Após o ato, os servidores ofereram um "café solidário", na agência da previdência, a todos que participaram do evento e estenderam o convite à população. Também os segurados, que estavam em atendimento e os funcionários, que estavam trabalhando no Seguro Social, foram convidados a participar do café coletivo.

A reforma que o governo quer aplicar ataca diretamente a Seguridade Social, ou seja, afeta diversas áreas como a saúde, a assistência social, os benefícios relacionados à previdência, como auxílio-doença provisório, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou por idade. É preciso ficar atento para não permitir que o governo interino de Michel Temer retire direitos conquistados, promovendo um retrocesso jamais visto em nossa história recente.