Audiência no Senado debate a situação do SUS

Nesta terça-feira (5), o SindisprevRS participou do debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado, que discutiu o direito constitucional à Saúde e o projeto do governo, que permite a cobrança de consulta no SUS, além da desvinculação da DRU que retira da Seguridade Social 30% da verba hoje destinada.

A PEC 241 prevê a retirada de 12 bilhões de reais do orçamento do SUS de 2016 a 2018. Além disso, prevê novo regime fiscal, teto para despesas primárias para os próximos 20 anos, com congelamento do orçamento pelo mesmo período, sem reajuste de funcionalismo, criação de cargos, e realização de concursos. A PEC defende o estado mínimo, a desestatização, a precarização e o sucateamento, a privatização da saúde, o corte de gastos nas áreas sociais, retirada de direitos construídos desde a Constituição de 1988.

As medidas representam a desresponsabilização do Estado, que através de Organizações Sociais (OSs) já está terceirizando os serviços e deixando de cumprir seu papel junto à sociedade.

Ana Lago, diretora do SindisprevRS, representando a Fenasps,  propôs ao presidente da Comissão, Senador Paulo Paim, a realização de um seminário que englobe todos os trabalhadores em conjunto com a população, para que todos sejam informados sobre o mito do déficit da previdência social, que está sendo alardeado pelo governo e pela mídia, como única solução para que o Brasil não entre em falência.

Os sindicatos vão continuar em luta constante pela previdência, pelos trabalhadores e por toda a população.