51 3284-1800

SindisprevRS OF

Aumento da violência em hospitais assusta funcionários e pacientes

COMPARTILHE:

Por Zero Hora

Não foi difícil para um homem agredir a ex-companheira no hospital onde ela faria um exame e assassiná-la em frente ao local, em Venâncio Aires, no último domingo. Também não enfrentaram barreiras para entrarem armados em um hospital de Porto Alegre os quatro homens que balearam um agente penitenciário, na última semana.

Hospitais precisam controlar melhor entrada de visitantes, dizem especialistas

O controle do ingresso nesses locais é tão precário que, ano passado, uma mulher conseguiu sair tranquilamente de um hospital da Capital levando um recém-nascido. Cada vez mais comuns, casos de violência em serviços de saúde têm assustado trabalhadores e pacientes e alertado gestores. 

Um levantamento feito por Zero Hora mostrou que foram registrados pelo menos 16 casos de homicídio, tentativa de homicídio, agressão ou invasão em unidades de saúde desde 2011, uma média de 3,2 ocorrências por ano. 

Foram seis casos apenas em 2014, o triplo do ano anterior. Das seis ocorrências registradas ano passado, metade corresponde a homicídios. Ou seja, três pacientes perderam a vida nos locais onde recebiam atendimento médico. A Secretaria de Segurança Pública do Estado afirmou não ser possível levantar os dados, por serem muito específicos. 

CONTEÚDOS