Auxílio-doença é prorrogado na Capital e em Canoas durante espera por perícia

A concessão de auxílio-doença vai ser prorrogada a quem já solicitou a sua continuidade no âmbito das gerências regionais da Previdência em Porto Alegre e Canoas. As liminares foram conseguidas pela Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul junto à 1ª Vara Federal Previdenciária de Porto Alegre e à Vara Federal Cível de Canoas.

De acordo com a Zero Hora, os beneficiários aguardavam até três meses por uma nova perícia depois de solicitar a renovação do benefício, o que gerou as ações coletivas, após mais de 100 reclamações.

A pouca quantidade de médicos peritos é a justificativa para o longo período de espera apresentada pela defensora pública federal Lilian Alves Ackermann. Muitas pessoas perdiam o direito ao benefício porque perdiam o prazo de término da primeira solicitação.

Com a liminar aprovada no dia 16, os beneficiados continuam recebendo o auxílio-doença até a nova consulta. Quem ainda quiser entrar com pedido de prorrogação também poderá ser contemplado.