Bolsonaro comemora suspensão da vacina CoronaVac

Bolsonaro comemorou a suspensão da Vacina CoronaVac pela Anvisa, dizendo que “ganhou mais uma”, desta vez contra João Dória. O governador do estado de São Paulo articula o desenvolvimento da vacina da empresa chinesa Sinovac junto ao Instituto Butantan.

A Anvisa alegou que suspendeu o estudo ontem, dia 9, devido a “evento adverso grave”, e emitiu nota que não justifica detalhadamente a decisão. A motivação teria sido a morte de um dos milhares de voluntários envolvidos. Entretanto, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou em entrevista coletiva que é impossível a relação do óbito com a vacina. De acordo com o laudo do IML (Instituto Médico Legal), trata-se de um caso de suicídio.

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, seguida da declaração de Bolsonaro, é um alerta preocupante de manipulação política. A Anvisa é uma agência de cunho técnico-científico, deve manter-se independente e comprometida, acima de tudo, com a saúde da população. Os interesses ideológicos do presidente não podem impedir a população brasileira de acessar a vacina de combate à Covid-19.

Tal episódio reforça a importância do fortalecimento dos serviços públicos, da estabilidade dos servidores para evitar aparelhamentos, e do incentivo urgente à ciência no país. Seguimos alertas e em luta contra o autoritarismo e obscurantismo de todos os governos que coloquem interesses particulares acima do bem geral da população.