Brigada Militar comete racismo contra cidadãos

O projeto farol, que tem como objetivo desenvolver ações afirmativas de acesso à bens sociais e coletivos(educação e trabalho), pretende contribuir para reduzir a violência e degradação sofrida pela juventude negra brasileira. A equipe, formada pela secretária de promoção da igualdade racial, Márcia Fernandes, decidiu visitar no sábado (22/08) o bairro Vicentina, em São Leopoldo, área de intervenção, para conversar com os moradores e saber um pouco das demandas e apresentar o espaço aos os técnicos envolvidos na elaboração da proposta.

Dentro do carro estavam: a secretária Márcia Fernandes no volante, no carona Carlos Eduardo Ferreira (morador do bairro, jovem negro atuante, mobilizador cultural e político em sua comunidade); Tiago Maia (Jovem negro,ativista da cultura Hip Hop); Emir Silva (políticas para o povo negro e Coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado – MNU) e Adailton B. G. Ferreira (políticas para o povo negro e políticas de identidades, articulador do Encontro Nacional de Juventude Negra).

Quando seguiam em direção a avenida João Correa um carro da Brigada Militar começou a seguí-los, mandou parar e apontou as armas para os integrantes, aos gritos,ordenando que os homens ficassem no fundo do carro com as mãos na cabeça. Eles tentaram, em vão, informar o que a equipe fazía no local. A secretária Márcia Fernandes tentou explicar e apresentar-se, e mesmo depois de mostrar o documento de secretária de governo municipal, teve sua bolsa e seu carro revistados.Os integrantes do veículo foram vítimas de xingamentos e humilhação pública.

Imagens da ação racista foram feitas e serão  disponibilizadas para o público. Um inquérito foi aberto para apurar a falta de respeito cometida contra os cidadãos. É de extrema urgência a necessidade de investimento para erradicar das instituições o racismo, pois não se resolve essa questão apenas tentando ressocializar jovens negros na educação ou assegurando-lhes lugar no mercado de trabalho.