Em plenária nacional da FENASPS, realizada no dia 07 de junho, em Brasília, servidores do INSS aprovam, por unanimidade, greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 16 e terá como eixo central as seguintes reivindicações: 01) não à redução salarial; 02) incorporação da GDASS e 03) nomeação imediata dos 20 mil aprovados em concurso do Instituto.
Houve a participação de 17 estados brasileiros e o Distrito Federal (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, MS, MT, SE, BA, PB, RN CE, PI, PA, AM e DF), representados por 102 delegados e 56 observadores, que além da pauta anterior, incluíram que nas futuras negociações com o governo será cobrado o aumento do vale alimentação, equiparação de salário para mesmas atribuições, paridade entre ativos e aposentados, entre outras.
No dia 06, aconteceu o Encontro Nacional do INSS, também organizado pela Federação, que debateu acerca de todos os temas anteriores a fundo. Todos os assuntos aprovados na plenária do dia seguinte foram encaminhados através das discussões no Encontro.
Greve massiva e com apoio popular – É fundamental construir uma greve forte, aos moldes do que foi a de 2001, com assembléias massivas, caravanas do interior para todas as atividades, incorporação dos aposentados ao movimento e, principalmente, tomar as ruas e conquistar o apoio massivo da população, para que assim a categoria dobre a política impetrada por Brasília, de ataque e retirada dos direitos dos trabalhadores.
Em duas semanas a mobilização pela greve passou de 3 para 19 estados, o que demonstra o potencial que tem este movimento e da compreensão da categoria em construir uma paralisação forte até a vitória.
QUADRO NACIONAL: CONSTRUÇÃO DA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DE JUNHO
1. SANTA CATARINA – ASSEMBLEIA ESTADUAL GERAL – SERVIDORES DO INSS, MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA DECIDIRAM GREVE PARA 2ª SEMANA DE JUNHO.
2. DISTRITO FEDERAL – ASSEMBLEIA DO INSS – GREVE A PARTIR DE 16 DE JUNHO.
3. SÃO PAULO – ASSEMBLEIAS E REUNIÕES POR LOCAIS DE TRABALHO – DELIBERAM GREVE A PARTIR DE 16 DE JUNHO.
4. PARANÁ – ASSEMBLEIA ESTADUAL – SERVIDORES DO INSS APROVAM GREVE A PARTIR DA 2ª QUINZENA DE JUNHO.
5. RIO GRANDE DO SUL – ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES DO INSS DELIBERAM GREVE PARTIR DE 16 DE JUNHO.
6. RIO GRANDE DO NORTE – ASSEMBLEIA GERAL – GREVE A PARTIR DE 16 DE JUNHO.
7. PIAUÍ – INDICATIVO DE GREVE A PARITR DA 2ª QUINZENA DE JUNHO.
8. MINAS GERAIS – ASSEMBLEIA GERAL – EM ESTADO DE GREVE DESDE 1º DE JUNHO.
9. ESPIRITO SANTO – ASSEMBLEIA GERAL – INDICATIVO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO EM TODOS OS ÓRGÃOS A PARTIR DE 16 DE JUNHO.
10. RIO DE JANEIRO – ASSEMBLÉIA DA SEGURIDADE E SEGURO SOCIAL REFERENDA GREVE NO INSS A PARTIR DE 16 DE JUNHO.
11. CEARÁ – EM ASSEMBLEIA DELIBEROU INDICATIVO DE GREVE PARA 16 DE JUNHO.
12. PARÁ – ASSEMBLÉIA DELIBERA INDICATIVO DE GREVE A PARTIR DE 16 DE JUNHO.
13. GOIÁS – ASSEMBLEIA GERAL AGENDADA PARA DIA 10/06 EM ASSEMBLEIAS POR LOCAL DE TRABALHO INDICA GREVE A PARTIR DE 16 DE JUNHO.
14. BAHIA – ASSEMBLÉIA GERAL DELIBEROU EM ACATAR O INDICATIVO DA PLENÁRIA NACIONAL DA FENASPS A REALIZAR-SE DIA 07/06.
15. SERGIPE – EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GREVE.
16. MATO GROSSO – EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GREVE.
17. MATO GROSSO DO SUL – EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GREVE.
18. AMAZONAS – EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GREVE.
19. AMAPÁ – EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GREVE.
AGUARDANDO INFORMES: PE-PB-AL-MA-RR-RO-AC-TO
Confira abaixo o Boletim de Mobilização Nº I. Para Imprimir clic com o botão direito do mouse e clic em "Exibir Imagens", depois peça para imprimir.